Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área que entende e investiga as relações e influências entre o campo psicológico, motor e emocional. Consiste na base de toda a aprendizagem pela sua relação estreita com os diversos domínios do desenvolvimento humano, tais como o intelectual, o verbal e o afetivo.


A intervenção psicomotora pretende estimular e facilitar o desenvolvimento global e harmonioso do indivíduo, através de um conjunto de técnicas e da relação empática entre o indivíduo e o psicomotricista de forma a:
– ultrapassar dificuldades;
– normalizar ou melhorar o comportamento;
– regular a harmonia tónica (atitude, postura, esquema corporal, coordenação, descontração neuro-muscular);
– trabalhar as competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida;
– favorecer a integração social;
– favorecer as aprendizagens escolares.


Deste modo, o Psicomotricista consiste num profissional habilitado com curso superior na área da saúde e da educação que, perante as dificuldades e características do indivíduos, ajuda-o e à sua família, tentando criar alternativas, minimizando as suas áreas fracas e potencializando as suas áreas fortes, de forma a conseguirem contornar as suas limitações, aumentando a sua autonomia, o seu bem estar e a sua qualidade de vida.


IMG_0012O Psicomotricista pode exercer a sua atividade profissional no âmbito preventivo, educativo e terapêutico, nas mais diversas situações ligadas a problemas de desenvolvimento, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
As técnicas são utilizadas pelo psicomotricista abrangem:


– Técnicas de Relaxação e de Consciencialização Corporal;
– Educação Gestual e Postural;
– Atividades Expressivas;
– Terapia e Reeducação Gnoso-Práxica;
– Atividades Lúdicas.

error: Content is protected !!